https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQTMSGr974aB7-my9D5FT8Ank7kdbG70eZ_DKbQewEbWWHT9UVe8qTyEgCcaa5UyYUuqnKda8wxK2lq/pub?gid=1184128675&single=true&output=pdf https://docs.google.com/spreadsheets/d/1MgBSctRBnofZydeDD54Kdw0SuLpu9zYKpMWBrDihtoQ/edit?usp=sharing
top of page

Confira como foi a inauguração da Ciclorrota Internacional do Pampa, em Bagé


A Ciclorrota Internacional do Pampa é uma rota de cicloturismo que compreende um trajeto de 194 km entre os municípios brasileiros de Bagé e Aceguá, passando também pelo município uruguaio de Aceguá.


O percurso completo é dividido em quatro trechos e possibilita ao participante uma imersão cultural e ambiental, por meio da observação do patrimônio arquitetônico e pelo contato com a natureza e a paisagem do pampa gaúcho. O ato de inauração da Ciclorrota foi composto por um pedal de integração e apresentação parcial do roteiro, com visita à região do Espantoso, na estância Sina Sina, final da Rota 01 do roteiro completo.


A ideia deste projeto "nasceu" no ano de 2017, dentro da SDI - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Bagé, a partir do ciclista Cristian Becker, junto a outros dois ciclistas que também faziam parte da secretaria na época, Vinícus Assumpção e Eugenio Pierazzoli. Na época, a "Ciclovia Internacional do Pampa" tinha a proposta de ligar os municípios de Bagé, no Brasil, até os municípios de Aceguá e Aceguá, fronteira Brasil/Uruguai, onde ambos os municípios possuem o mesmo nome, com intenções futuras de extensão desta ciclovia uruguai a dentro.


O projeto tramitou em nível estadual e nacional, e aos poucos a união entre as prefeituras dos três municípios foram se alinhando e moldando às realidades atuais, deixando de ser uma ciclovia, com altíssimos custos de construção, passando a ser um roteiro de cicloturismo, com valores mais palpáveis, saindo assim do papel e graças a esta união das prefeituras, somadas às parcerias de empresas privadas o projeto tornou-se uma realidade, não só para os ciclistas da região, mas para todos interessados em visitar nossa região.


Desde o começo, o Clube Audax Bagé esteve atendo ao projeto, opinando e se fazendo presente, atentos para que o projeto desta "ciclovia", na época, viesse realmente para somar para a melhoria do fluxo dos ciclistas na BR153 Transbrasiliana.


Para esta inauguração, realizada no domingo, 15 de janeiro de 2023, cerca de 40 ciclistas da região pedalaram a Rota 01 do roteiro, indo até a Estância Sina Sina, retornando a Bagé, totalizando 75km de pedal.

Nosso agradecimento especial a cada um dos envolvidos neste evento, participantes, voluntários, organizadores, entidades públicas e particulares, apoiadores e patrocinadores.


Transformamos um simples domingo em um Domingo Power, de superação e diversão... De amizade e cumplicidade! Bom como sempre é um bom pedal entre amigos e parceiros...




Agora, com esta ciclorrota inaugurada e com mais de 60 placas fixas, sinalizando os seus 194km de extensão, cabe a nós ciclistas da região de Bagé e Aceguá monitorarmos por suas condições, aproveitando a parceria entre os poderes públicos dos três municípios envolvidos (Bagé e Aceguá - BR e Aceguá UY) para que as estradas e as placas se mantenham com suas manutenções em dia, auxiliando assim não só para nós que já pedalamos por estas estradas, mas também na vinda de ciclistas de outras regiões durante os 365 dias do ano, já que esta é uma rota de cicloturismo autoguiada, oportunizando assim um intercâmbio cultural sensacional entre ciclistas brasileiros e uruguaios (e pq não de outros países tbm 😉).


Parceiros da Ciclorrota Internacional do Pampa:


> Apatur

> Clube Audax Bagé

> Insight

> Minotto Imóveis

> Mistura da Terra

> Nidus

> Origem Pampa

> Peruzzo Supermercados

> Prefeitura Municipal de Bagé

> Prefeitura Municipal de Aceguá BR

> Prefeitura Municipal de Aceguá UY

> Savarauto Toyota

> Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Bagé @sdibage

> Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bagé

> Secretaria Municipal de Turismo de Aceguá

> Secretaria Municipal de Saúde de Bagé

> Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Bagé

> Terrasul Volkswagen


Confira abaixo algumas imagens:



Link's relacionados:

> Informações do roteiro completo > https://apaturrs.org/rotas-turisticas-2/








Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes