Protocolos Covid-19 para os eventos do Clube Audax Bagé


Estamos retornando aos Brevets Randonneurs ainda sob a necessidade de cuidados com a Pandemia. Mais de 600 mil brasileiras e brasileiros morreram desta doença, deixando milhões de familiares e amigos em luto. É dever de todos nós seguirmos com os cuidados para que o “novo normal” seja de segurança para todos.


O Randonneurs Brasil, como forma de dar continuidade às homologações junto ao Audax Club Parisien, incluiu como obrigatórios os protocolos de combate à COVID-19, orientando todos os clubes nacionais a apresentarem e colocarem em prática junto aos ciclistas participantes.


Essa é uma sessão anexa ao regulamento do clube, referente ao uso de equipamentos obrigatórios e as condutas dos ciclistas e equipe durante os eventos, ao que se refere aos cuidados durante a Pandemia do COVID-19.


Assim, além dos Itens Obrigatórios habituais da modalidade, conforme descritos no LINK de cada evento exigiremos também:


· Comprovante de Vacinação completa (para confirmar a inscrição);

· Máscara de Proteção Individual (EPI);

· Álcool Gel individual.


Protocolos COVID-19

Em conformidade às normas relativas à liberação de eventos esportivos no Estado do Rio Grande do Sul (Decreto nº 56.120, de 01/10/2021), estaremos solicitando comprovação de vacinação ou teste de Covid.

Mais informações sobre o tema:

https://www.estado.rs.gov.br/o-que-muda-nos-protocolos-de-enfrentamento-a-pandemia-no-rs-a-partir-de-segunda-18


• Somente serão confirmadas as inscrições de ciclistas com a vacinação completa conforme cronograma de exigência do esquema vacinal (ver abaixo) ou teste de Covid (ver abaixo) realizado nos 3 últimos dias antes da entrega de kits do evento (entre dias 24, 25 e 26/11). *Datas válidas para a prova de 200 km do dia 28/11

IMPORTANTE:

Os ciclistas que não apresentarem comprovação de vacinação ou teste realizado até 3 dias que antecedem o evento (entrega de kits) não terá sua inscrição homologada e não poderá largar no BRM.


CRONOGRAMA PARA EXIGÊNCIA DO ESQUEMA VACINAL COMPLETO:

• 30 anos ou mais:

Esquema vacinal completo a partir de 1º de novembro.


• 18 a 29 anos:

Primeira dose ou dose única de 1º de outubro a 30 de novembro.


• Menores de 18 anos:

Ainda não é preciso apresentar carteira vacinal.


TESTE COVID (pra quem não se vacinou):


O comprovante negativo a ser apresentado deve ser o de um teste antígeno para Covid com coleta de swab nasal, que pode ser tanto com teste rápido de antíígeno (várias marcas disponíveis e certificadas no mercado, incluindo farmácias) ou por exame para Covid-19 por RT-PCR (disponível em laboratórios e hospitais, por exemplo).


COMO COMPROVAR A VACINAÇÃO:

A comprovação poderá ocorrer por meio do Comprovante de Vacinação Oficial,

expedido pela plataforma do Sistema Único de Saúde – aplicativo Conecte SUS (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus), ou por outro meio

comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação, emitido pelas secretarias Estadual e municipais de Saúde ou por outro órgão governamental, nacional ou estrangeiro.


COMO ENCAMINHAR SEU COMPROVANTE DE VACINAÇÃO OU TESTE COVID: Enviar via email heronregert@gmail.com ou em botão "anexar arquivo" no link de inscrições do evento.



• Agilize a sua vacinação completa e obtenha o comprovante de vacinação, no sistema Conecte SUS: https://www.iservicos.com.br/conecte-sus-aplicativo-passaporte-digital-de-imunizacao/


  • O uso de Máscara de Proteção Individual é obrigatório:

  • Durante a retirada dos Kits

  • Durante a permanência na área de vistoria / largada

  • Nos Pontos de Controle e Estabelecimentos Comerciais

  • Na permanência após a chegada, durante o procedimento de registro e no local da resenha.

  • Após a vistoria e retirada do passaporte, os ciclistas deverão aguardar a largada usando máscaras e mantendo distanciamento social.

  • Cada ciclista deve portar frasco individual de Álcool Gel para higienização.

  • Caso o ciclista participante tenha sintomas relacionados ao Covid nos 3 dias que antecedem os eventos, solicitamos que comunique à organização.

  • Caso o ciclista participante tenha sintomas relacionados ao Covid nos 3 dias posteriores aos eventos, solicitamos que comunique à organização, para que seja emitido informe (com a devida preservação da identidade do participante com sintomas) aos outros participantes para que tomem os devidos cuidados.


O descumprimento dos protocolos relacionados ao Covid acarretará em desclassificação do Brevet / Desafio, e sob análise da organização, pode levar inclusive ao banimento do ciclista de outros eventos organizados pelo Clube Audax Bagé.


Agradecemos aos amigos do Clube Randonneur Les Gauchos e Clube Randonneur Inconfidentes Pedalantes, de onde buscamos as informações para construção deste protocolo.