Visitas ao site


       ​Próximos eventos:

  • 17/11/19 - Audax Terra 200 km + Desafio Terra 100 km
     

  • Calendário Randonneur Série 2020:

  • Março/2020 - BRM 200 km

  • Abril/2020 - BRM 300 km Internacional

  • Novembro/2020 - BRM 200 km "Terra"

  • Outubro/2022 - LRM 1200 km Internacional

    Pré Calendário Desafios:

  • Julho/2020 - Desafio Candiota/Bagé de Mountain Bike

  • Setembro/2020 - Pedalada da Independência | Desafio Lavras do Sul/Bagé de Mountain Bike

  • Novembro/2020 - Desafio 100 km de Mountain Bike

Redes Sociais

2019 | 9 anos

Brevet Randonneurs Moundiaux

ACP 980039

Antes do brevet:

1 – Tenho menos de 18 anos. Posso participar?

Sim, desde que maior de 16 anos e acompanhado pelo pai ou mãe durante todo o percurso do brevet, e este também esteja participando do evento. O responsável ainda deverá assinar o Termo de Responsabilidade junto com o menor.

2 – Tenho menos de 16 anos. Posso participar?

Não. Mesmo que acompanhado dos pais.

3 – Tem idade máxima para poder participar?

Não. Não há limite de idade para participar. Apenas é importante destacar que pessoas maiores de 70 anos não são cobertas pelo seguro do evento (política da seguradora), devendo contratar seguro próprio.

4 – Os participantes do brevet estarão cobertos por seguro?

Sim. Cobertura para morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente e despesas médicas hospitalares e odontológicas.

Pessoas maiores de 70 anos não são cobertas pelo seguro do evento (política da seguradora), devendo contratar seguro próprio.

5 – Onde posso fazer a inscrição?

No site do Clube Audax Bagé através de sistema automatizado de inscrições via Sprinta e também na loja Ciclo Regert, em Bagé.

6 – O valor é diferenciado para quem faz a inscrição antecipada?

Sim, aqueles que fizerem inscrição antecipada pagarão valores menores (com desconto). Observe o calendário dos períodos de inscrição para saber qual o valor a ser pago. Respeite o calendário para não perder o desconto.

7 – Posso fazer a inscrição para toda a série?

Sim. Você pode se inscrever antecipadamente em os qualquer brevet, em alguns ou em todos os quatro.

8 – Existe algum outro tipo de desconto na inscrição?

Em respeito ao Estatuto do Idoso (Lei nº 10.071/2003 – art. 23) os inscritos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos terão 50% de desconto sobre o valor da inscrição, a ser aplicado sobre o valor total da inscrição conforme calendário.

A idade para obtenção desse desconto será apurada na data da largada do respectivo brevet.

9 – Existe a possibilidade de obter algum outro desconto ou cortesias (inscrições gratuitas)?

A princípio outros tipos de descontos não serão concedidos, mas acompanhe o site do Clube Audax Bagé pois podem aparecer novidades no decorrer do ano.

Alguns patrocinadores da série poderão oferecer cortesias nas inscrições. Fique de olho.

10 – Existe algum pré requisito para realizar um brevet?

Brevet 200 km = Nenhum pré requisito. Não precisa ter realizado nenhum brevet anteriormente.

Brevet 300 km = Ter realizado pelo menos 1 brevet de 200, 300, 400 ou 600 referente ao calendário de 2013, 2014, 2015 ou 2016). Qualquer brevet de qualquer clube filiado ao ACP.

Brevet 400 km = Ter realizado pelo menos 1 brevet de 200, 300, 400 ou 600 referente ao calendário de 2014, 2015 ou 2016). Qualquer brevet de qualquer clube filiado ao ACP.

Brevet 600 km = Ter realizado pelo menos 1 brevet de 200, 300, 400 ou 600 referente ao calendário de 2014, 2015 ou 2016). Qualquer brevet de qualquer clube filiado ao ACP.

11 –  Como vou comprovar que realizei algum brevet?

Ao fazer a inscrição você deverá informar o número de homologação junto ao Randonneur Brasil (ACP). No site há um link para pesquisar o número de homologação.

12 – Existe alguma exigência especial para participar do Brevet Internacional de 300 km?

Por ser um brevet em que o percurso entra em outro país (Uruguai) algumas exigências e cuidados são necessários, como apresentar carteira de identidade ou passaporte para realizar a imigração,  atenção à situação da bicicleta (documentação), autorização para menores de 18 anos saírem do país (caso acompanhado de apenas um dos pais), contratação do seguro Carta Verde para carros de apoio).

Todas as orientações e cuidados extras para participar desse brevet serão publicados antecipadamente no site do Clube Audax Bagé. Fique atento.

13 – Devo preencher todos os campos do formulário de inscrição?

Sim. Cada informação tem um objetivo e são fundamentais para a organização e para o bom andamento do brevet.

14 – Devo preencher o formulário de inscrição com meu nome completo ou pode ser abreviado?

O nome que você informar no formulário de inscrição será usado em todos os documentos do brevet, inclusive passaporte, certificado e homologação francesa.

É de inteira responsabilidade do participante a informação do nome. A organização não fará qualquer conferência quanto à grafia.

15 – Paguei minha inscrição e não pude participar do evento. Serei reembolsado?

A única situação em que haverá reembolso de valores (80% da inscrição) será por problemas de saúde do participante ou de familiar de 1º grau (filho(a), irmão(ã), cônjuge ou pai/mãe mediante a apresentação de atestado médico comprovando que o problema ocorreu ou iniciou após a data da inscrição.
O atestado deverá ser apresentado até 10 dias antes da largada e o reembolso se limitará a 80% do valor pago.  Após este prazo não haverá qualquer tipo de reembolso.

16 – Ao fazer a inscrição terei direito a quê?

A descrição dos itens a que o participante terá direito consta no site do Clube Audax Bagé, aba “EVENTOS”.

17 – A organização fornecerá toda a alimentação necessária para realizar o brevet?

Importante destacar que um brevet randonneur é uma prova de andamento livre e de auto suficiência, onde o participante deverá prover todos os recursos necessários para alcançar seu objetivo (alimentação, hidratação, reparos mecânicos, locais de descanso e sono, cuidados de segurança, retorno ao local da largada em caso de desistência e administração do seu tempo de pedalada).

Porém, a organização do Clube Audax Bagé procura fornecer um mínimo de recursos de hidratação, alimentação, locais de descanso e sono, carros de apoio e resgate de modo a dar maior tranquilidade aos participantes dos brevets. Cabe a cada participante decidir se esses recursos são suficientes ou haverá necessidade de mais.

A descrição dos itens a que o participante terá direito consta no site do Clube Audax Bagé, aba “EVENTOS”.

18 – Pretendo fazer a série completa em 2018 ou 2019 no Clube Audax Bagé. Receberei alguma premiação extra?

Todos os participantes que realizarem a série completa no Clube Audax Bagé terão direito, além das premiações de cada brevet, a uma camiseta comemorativa Super Randonneur dos Pampas, a uma medalha de Super Randonneur dos Pampas.

19 – Posso pagar a inscrição com cartão de crédito?

Sim, através do sistema automatizado Sprinta, que é a nossa atual plataforma de inscrições.

20 – Como ficarei sabendo sobre o percurso do brevet (mapa, planilha do trajeto) e demais informações?

Acompanhe o site do ClubeAudax Bagé as novidade e todas essas informações. Fique atento.

21 – O que é brieffing?

É um congresso técnico onde são repassadas maiores  informações sobre o brevet, como cuidados extras, novidades, cuidados no trajeto, detalhes do regulamento e outras informações pertinentes ao bom andamento do brevet.

22 – É obrigatória a participação no brieffing?

Não. Porém, recomendamos fortemente a participação pois poderão ser repassadas informações e esclarecimentos fundamentais. 

Além disso, o brieffing é um momento de encontrar velhos amigos, fazer novos, trocar ideias com os demais participantes, enfim, interagir com a família do ciclismo.

Também é importante destacar que os sorteios de brindes dos eventos, quando disponíveis, são contemplados somente aos ciclistas presentes durante o briefing.

Durante o brevet:

23 – Quais são os equipamentos obrigatórios para participar dos brevets?

A relação dos itens obrigatórios consta no site do Clube Audax Bagé, aba Regulamentos – Equipamentos Obrigatórios.

24 – É obrigatória a utilização de manta térmica?

Apenas nos brevets de 300, 400 e 600 km. Nesses brevets, com períodos noturnos de pedalada, será exigida a manta térmica pois faz bastante frio à noite na região.

25 – Que tipo de colete refletivo posso usar?

Pode ser utilizado qualquer tipo de colete refletivo, inclusive aqueles em forma de “X”, desde que de boa qualidade e que efetivamente seja bem visível à noite ou durante o dia em condições de baixa visibilidade.

É responsabilidade do participante prover um colete de boa qualidade e bem visível, pois quanto mais “chamativo” melhor para a segurança.

26 – É obrigatória a utilização de colete refletivo durante o dia?

Não em condições de boa visibilidade. Porém recomendamos a utilização do mesmo aliado a roupas de cores claras ou fluorescentes.

Quando as condições de visibilidade estão inapropriadas (nascer do sol, por do sol, chuva, neblina ou noite) o colete deverá ser utilizado, obrigatoriamente.

27 – Se  eu utilizar casaco, jaqueta corta vento, mochila comum ou mochila de hidratação, como devo usar o colete?

O colete deverá, quando obrigatória sua utilização, ser usado sobre o vestuário ou mochilas, não podendo estar coberto.

28 – Que tipo de bicicleta posso usar nos brevets?

Qualquer tipo de bicicleta ou outro tipo de veículo com propulsão unicamente humana.

Importante destacar que as bicicletas fixas deverão, obrigatoriamente, possuir freios dianteiro e traseiro. Além disso é proibida a utilização de clip de bicicletas de conta relógio.

29 – São aceitos qualquer tipo de sinalizadores traseiros.

Não serão aceitos sinalizadores tipo “sapinho”. Veja foto no site do Clube Audax Bagé – aba Regulamentos – Equipamentos obrigatórios.

30 – Os sinalizadores traseiros devem ficar no modo piscante ou fixo (não piscante)?

Enquanto a bicicleta estiver em movimento, o sinalizador traseiro deverá estar sempre ligado no modo fixo (não piscante). Ligar no modo piscante apenas quando estiver parado (sinal de alerta).

31 – Deverei utilizar faróis e sinalizadores traseiros sempre acesos?

Apenas durante a noite e em condições de baixa visibilidade (nascer do sol, entardecer, chuva, neblina).

Porém recomendamos a utilização de um farol extra, ligado de forma permanente ou no modo piscante, destacando a presença de ciclista na estrada.

32 – É necessário carregar faróis reservas e pilhas/baterias extras?

No brevet de 200 km, não.  Nos brevets a partir de 300 km são itens obrigatórios.

33 – Durante o percurso dos brevets posso circular sobre a pista ou apenas no acostamento?

Seguindo as determinações legais quanto ao trânsito de bicicletas, nas estradas as bicicletas deverão circular sempre no acostamento. A não observância desse regramento de forma reiterada e após advertência verbal por parte dos organizadores poderá resultar na desclassificação do ciclista, sem direito a recurso.

34 – Se eu chegar atrasado nos Pontos de Controle (PC) serei desclassificado?

Ao chegar atrasado em um Ponto de Controle, a princípio, o ciclista estará desclassificado do brevet. Porém a organização poderá lhe permitir de continuar se o atraso foi causado por imprevisto independente da vontade do randonneur (clima extremamente adverso, fechamento de estrada, parada para prestar auxílio). Um problema mecânico, o cansaço, a falta de forma física, a fome, etc não poderão ser razão válida de atraso.

Importante destacar que a organização dos brevets do Clube Audax Bagé sempre terá um veículo “fechando” a prova, que seguirá acompanhando os últimos ciclistas dentro do tempo regulamentar.

Portanto, aquele ciclista que partir atrasado de um PC corre o risco de ficar atrasado em relação ao veículo de fechamento. Nesse caso continuará na prova por conta e risco e sem direito a qualquer resgate.

35 – Se desistir, terei direito à resgate?

A organização dos brevets do Clube Audax Bagé sempre terá um veículo “fechando” a prova, que seguirá acompanhando os últimos ciclistas dentro do tempo regulamentar. 

O resgate de ciclistas desistentes, seja por motivos mecânicos entre outros fatores, é de total responsabilidade de cada participante inscrito. A organização do evento se restringe apenas a auxiliar se possível o transporte do mesmo, encaminhando este ao próximo Posto de Controle ou Posto de Apoio, ou Ponto de Largada/Chegada, conforme a agenda deste carro de apoio que está circulando no roteiro.

36 – Se desistir, terei direito à alguma premiação?

Não.

37 – Se eu completar o trajeto fora do tempo limite receberei alguma premiação?

Completando o percurso fora do tempo regulamentar o ciclista não receberá certificado de conclusão e não terá seu brevet homologado pelo Audax Clube Parisien.

Porém, chegando até 30 minutos após o fechamento do PC de Chegada, poderá receber medalha de conclusão, fornecida pelo Clube Audax Bagé. Cabe lembrar que, estando atrasado, o ciclista continuará na prova por conta e risco e sem direito a qualquer resgate ou auxílio da organização. Além disso, deverá informar à organização por telefone (ou em contato com o carro de apoio) sua intenção de continuar na prova fora do tempo regulamentar.

38 – Poderei pedalar junto de algum ciclista que não está inscrito na prova?

Não. Pedalar junto de ciclista que não está inscrito na prova caracteriza apoio externo, passível de desclassificação. Caso algum amigo que não está inscrito na prova queira pedalar algum trecho junto com você, diga-lhe que poderá ser desclassificado.

39 – Poderei receber algum apoio externo durante o brevet?

Apoio externo apenas nos Pontos de Controle. Fora desses locais, qualquer apoio externo é passível de desclassificação.

40 – Poderei ter carro de apoio me acompanhando?

Sim, desde que devidamente registrado junto à organização do Clube Audax Bagé antes da largada e prestando apoio apenas nos Pontos de Controle.

Em obediência às leis de trânsito, os carros de apoio não poderão parar no acostamento, devendo parar apenas em locais apropriados. A não obediência a essa regra poderá acarretar a desclassificação do ciclista.

41 – Posso trocar de bicicleta durante o brevet?

Sim, mas apenas nos Pontos de Controle.

 

42 – Se perder o passaporte o que faço?

O passaporte é o documento mais importante em um brevet. Ele que comprova a passagem do randonneur nos PCs e servirá para a homologação junto ao ACP.

É de total responsabilidade do ciclista o cuidado e a conservação do passaporte. Se perdê-lo ou estiver ilegível, a organização não homologará seu brevet.

A organização não fornecerá novo passaporte em caso de perda.

Para ajudar na conservação do passaporte durante o trajeto, é entregue no kit atleta um saco zip.

43 – Posso pedalar sem vestuário de ciclismo (sapatilha, bermuda, bretelle, camisa de ciclismo)?

Sim, pois essas peças de vestuário, embora recomendadas, não são equipamentos obrigatórios.

Após o brevet:

44 – O que faço com o meu passaporte?

Ao final do brevet, o passaporte deverá ser assinado e entregue à organização que o encaminhará ao Audax Clube Parisien.

Depois de retornar da França estará disponível a todos os participantes para retirada junto aos organizadores do Clube Audax Bagé.

45 – Tenho direito à medalha francesa?

Sim, desde que cumprido o trajeto dentro do tempo regulamentar.

Nesse caso, se quiser, o ciclista deverá solicitar a compra da mesma junto ao comitê organizador da prova.

Porém, exclusivamente para este ano de 2017, com o atraso na entrega das medalhas francesas da Série 2016, o Clube Audax Bagé não estará disponibilizando a vendas da mesmas.

46 – Já recebo a medalha francesa na hora?

Não. As medalhas vem em lote da França normalmente apenas ao final do ano (novembro ou dezembro). Depois disso serão enviadas aos ciclistas.

47 – Se completar a série completa terei direito à alguma medalha especial do Audax Club Parisien?

Sim. Uma medalha de Super Randonneur. Por mais essa medalha o ciclista deverá pagar novamente o valor de R$ 40,00 além de despesas de envio postal.

48 – A organização publicará lista dos participantes que completaram o brevet com o tempo?

Sim. A lista com os tempos estará disponível no site do Clube Audax Bagé em até 7 dias após a realização do brevet.

49 – Preciso fazer alguma coisa ou pagar algo para homologar meu brevet?

Não. O Clube Audax Bagé providenciará a homologação e cobrirá os custos da mesma.

50 – E a homologação de Super Randonneur?

Nesse caso o ciclista deverá preencher uma solicitação informando todas as homologações dos brevet (disponível em: http://www.randonneursbrasil.org/super-randonneurs/) e enviar ao Clube Audax Bagé que fará o encaminhamento ao ACP. Os custos da homologação correm por conta do ciclista interessado.

51 – Terei direito a alguma foto ou vídeo do evento?

O Clube Audax Bagé terá pessoal fotografando e filmando todos os brevets. Os vídeos e fotografias serão disponibilizados gratuitamente no site do Clube Audax Bagé.

Porém, o Clube Audax Bagé não garante que todos os ciclistas serão fotografados ou filmados.

Perguntas Frequentes

*Após ler esta postagem, se persistirem dúvidas, entre em contato conosco.